Avançar para o conteúdo principal

Kando o Kremlin não está bem...

Nestes últimos dias temos assistido ao conflito na Ossétia do Sul (já tinha escrito um post sobre esta região http://folhaseca2.blogspot.com/2008/02/osstia-do-sulabkhazia-os-senhores-que.html
) , e como não poderia deixar de ser tinha k mandar a minha alfinetada...
Claro k o valor "real" da Ossétia é muito menor do que o seu valor estratégico na corrida ao petróleo que passa por aquela zona e o facto de cerca de 80% da população daquela região ter passaporte russo ajuda a que a Rússia tenha argumentos para ajudar e incentivar a separação da Ossétia do Sul da Geórgia.
Mas mais importante do que isto é o facto de a Rússia demonstrar a todas as potências estrangeiras que pensavam que poderiam manipular os governos dos vários países na periferia da Rússia sem consequências ficam agora a perceber que o Kremlin quando se sentir "incomodado" com "revoluções laranjas" e outras que tais não têm muitos problemas em invadir e anexar esses mesmos territórios.
Devemos-nos lembrar que em 2003 assistimos à Revolução Rosa, os manifestantes entraram no parlamento com rosas na mão, que fez cair o governo do presidente Shevardnadze, conhecido por ser próximo do Kremlin, e colocou lá, após eleições em Janeiro de 2004, o presidente Saakachvili, conhecido pró-ocidente e pró-EUA.
A Rússia é um império e o seu espaço vital deve ser mantido inviolável para que o gigante não atinja ninguém com o seu "longo braço"...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais BPN?

Rui Machete foi presidente da SLN, dona do BPN, que tantas saudades nos dá... Depois de Franquelim Alves, parece que todos os ex-dirigentes do BPN estão a tentar ser lavados a lixívia.