Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2017

100 anos da Revolução.

E agora terminam as comemorações dos 100 anos da Revolução de Outubro. Ainda hoje vê-mos que os propósitos a que esses revolucionários não foram cumpridos, que as metas de uma sociedade sem classes e mais justa para os trabalhadores é algo que hoje não passa de um sonho de uma noite de verão!

Kim-Jong Un não é Puidgemont ?

É com alguma estupefacção que me apercebi que o sentimento natural do português deveria ser o de apoio ao independentismo catalão. Olhando para estes 2 temas fortes no pós-verão, Coreia do Norte e Catalunha, fica sempre a sensação que mais uma vez a nossa imprensa é sempre afectada pela "boa publicidade" de alguns movimentos políticos, personagens ou países. Fartei-me de ouvir 1001 histórias sobre Kim-Jon Un e as suas manias e as suas falhas de carácter e as suas megalomanias e estranhamente Puidgemont passa ao lado destas análises. Puidgemont prepara-se para lançar um caos geopolítico por toda a Espanha e toda a Europa e parece que é mais um anónimo dirigente político, um cidadão catalão que leva a sua vida de uma forma normal e pacífica sem sombras no passado e pontos por esclarecer na sua carreira política, um político teflon. Estranho...  

Julien Doré - Coco Câline

Mais uma grande descoberta nas malhas do MCM!

Moscovo com neve...

Este ano não vou ver Moscovo com neve e como isso me deixa triste... Existem coisas que não se explicam, fenómenos que nos são inatos e cenas que não nos saem da cabeça, e esta é uma delas. Fica um vídeo que me faz sempre sonhar...

A SIC incendiária.

A SIC, como o Expresso, estão numa onda de justiceiros contra os incêndios. O tom de acusação, de reprovação, de dramatização, já para não falar no pateticamente demagógico vídeo do apresentador a revelar o nome das pessoas que morreram para rebater as férias que a ex-ministra não tirou, são algo que me repulsa e me preocupa. Há 15 dias tivemos eleições autárquicas e ouvimos a SIC a promover algum debate sobre o Poder Local e as florestas? Bem me parecia que não. No fim-de-semana do 15 de Outubro, a SIC interrompeu a sua emissão para alertar a população em geral? Bem me parecia que não.

Incêndios, prognósticos depois do jogo.

Há 1 semana atrás via um episódio do TV Rural e já em 1987 o cenário era sempre o mesmo. 30 anos depois ainda não temos uma boa resposta.  Um dia teremos de nos aperceber o que queremos como sociedade para um bem comum, que não pode ser deixado ao critério de cada um e que vai obrigar a esforços.  Vai obrigar a meios, pessoas e legislação, vai obrigar a despender dinheiro numa força que muitas vezes não vai ser visível e não vivermos em modo "salvação nacional" e "luta pela vida" sempre que o termómetro passa os 30ºC. Mas mais duro do que isso, vai obrigar-nos a ver como sociedade o que é Portugal, sim, Portugal e não o Portugal do turismo e das start-ups que hoje nos entra todos os dias pela casa dentro através dos noticiários. Idosos com corpos moídos de anos de trabalho na lavoura a combater incêndios com uma mangueira de plástico ou com um balde de 20 litros carregados com água do poço é Portugal. Domésticas que saem de casa com o ave

Indochine - La Vie Est Belle

Os Indochine voltam a apresentar um vídeo sempre pragmático. Um dos bons exemplos desse infindável baú de surpresas que são os anos 80 franceses.

Euroleague começa!

Finalmente começa a Euroleague! Arranca a liga de basquetebol que mais se aproxima da Liga dos Campeões e que melhor vendidada seria um verdadeira alternativa à NBA. Espero que o Armani Milan faça melhor figura este ano...

Irão ou não?

O rasgar de acordo nuclear do Irão é atirar ao charco muitos anos de negociações do acordo nuclear. Depois de lá ter estado e ter visto aquele ambiente económico fervilhante algo me diz que os parceiros europeus da NATO não vão querer um retrocesso neste processo.

The Boy Next Door, Fresh Coast feat. Jody Bernal - La Colegiala

Os ritmos latinos electrónicos estão na moda e esta música é mais uma prova disso.

Pryda - Loving You

Mais um grande som de Pryda, uma mistura entre os 80's eletrónicos e retro synth .

Vítor Gonçalves caçado.

O jornalista da RTP foi caçado no final da entrevista. As perguntas de como é que Sócrates pagava as contas e se ainda recebia empréstimos de Santos Silva roçaram a discussão de vão de escada e a resposta de Sócrates mais uma vez deixou o jornalista sem grande resposta. A imagem de um Vítor Gonçalves a  gaguejar e com cara de aflito no final é algo que não me vai sair da cabeça.

As confirmações das surpesas!

Islândia e Sérvia qualificam-se diretamente para o Mundial deixando a ideia que já não serão uma grande surpresa mas antes uma certeza. Se no caso da Islândia fica sempre a ideia que esta onda de bons resultados dura enquanto este grupo durar, no caso da Sérvia é o regresso de um gigante adormecido.  

Skyuber amarou.

A SkyUber começou como um projeto que visava permitir a todos voar sem grandes problemas e com base nas aeronaves que existiam nos diversos aeródromos em Portugal. Este mês encerrou as suas atividades sem que tivesse criado verdadeiramente o conceito de abertura dos céus.  

Passos ao fundo.

Passos Coelho sai da política portuguesa pela porta dos fundos. Apesar de não deixar um marco para o futuro de Portugal, Passos Coelho não deixará ninguém indiferente no futuro. Uma das grandes questões é perceber como ele deixou o PSD  e como deixou a direita em Portugal no seu todo. Algo que certamente alimentará muitos artigos de jornal.

Anti-Tesourinhos.

É moda nos dias que correm a habitual saga de cartazes "tesourinhos" em vários plataformas, mas cada vez mais discordo destes artigos... Muitos destes casos são pessoas que fazem política da forma mais nobre possível, da forma mais abnegada e desprendida sem cálculos, correntes, agências de imagem, vídeos caros e toda uma parafernália de léxico na moda. É a política das pessoas, do povo!

A trapalhada da Catalunha.

Cargas policiais, vidros partidos,o Barcelona joga à porta fechada, assembleias de voto para lá do faccioso, uma imagem de Espanha como uma ditadura a Catalunha é um barril de pólvora. Um referendo feito para provocar reacções, um  reação que provocou uma reação de tribo por parte dos independentistas e uma situação difícil de resolver. Uma bela trapalhada.

Eleições!

Uma boa altura para cada um ir além do like do Facebook e do habitual comentário avulso que não mais gera que uns minutos de indignação e revolta no sofá. Uma boa altura para se alterar atitudes, modos, convicções e ideias formadas.