Avançar para o conteúdo principal

Porto não é cool...

 Recentemente a cidade do Porto têm recebido vários prêmios na área do turismo, o que sendo uma coisa boa têm levado a um empolamento excessivo do "Porto" e da "cidade do Porto".

 Lendo os vários artigos que se escrevem sobre essa tema, os argumentos que são usados referem-se sempre aos preços baixos da cidade, dos espaços de lazer alternativos, de alguns museus interessantes, das suas ruas características, das facilidades de chegar via RyanAir, da amabilidade dos habitantes, entre outras.

 Gostaria de dizer que tudo isto é favorável, que tudo isto era um bom sinal, que tudo isto nos poderia orgulhar profundamente, mas não é essa a minha opinião.

 Numa cidade que continua a apresentar uma franja de bairros degrados e velhos acima do que é exigível para uma cidade europeia, algo muito diferente de antigos,  faz-me confusão falarem das ruas típicas e das casas autênticas.
 Numa cidade ( e numa região) que nos últimos anos se viu atirada para os últimos lugares das classificações do "desenvolvimento humano" e hoje é uma das regiões mais pobres do país, com menores salários e com maior desemprego, faz-me confusão a excitação com os preços baixos e o facto de nos considerarem uma pechincha.
 Numa cidade que se considerava o motor da economia portuguesa, faz-me confusão o aeroporto da cidade ter apenas aproveitado os vôos low-cost para atrair os visitantes, descurando as ligações das companhias "tradicionais" que fazem as ligações a horas convenientes com os centros financeiros.

 Poderia continuar, mas acho que me tornaria chato...


 Resumindo, o cool é ter qualidade de vida!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A.Poelev - O homem do acordeão.

Muito bom, este homem parece que dá nova vida ao acordeão....