Avançar para o conteúdo principal

Natal, esse lugar estranho...

 Quem já leu algumas vezes este blog sabe as minhas posições perante a Igreja Católica,o clero ou qualquer tipo de fé doutrinária, por isso nada do que vou dizer é com intuito de catequizar ninguém.

 Tenho saudades do Natal...

 Tenho saudades do tempo em que o Natal era "o Natal", onde era "o menino Jesus" que trazia as prendas e não o omnipresente Pai Natal, onde se ligava a televisão e tínhamos o filme da noite de Natal, geralmente filmes de época (Ben-Hur e outros que tais) ou filmes alusivos à época e não filmes de animação sobre brinquedos/robots/monstros ou outra coisa qualquer da Pixar, onde vão os tempos em que assisti na noite de Natal ao "Conto de Natal" com o Bill Murray ou ao "Eduardo Mãos de Tesoura"...

 Tenho saudades de ouvir os mesmos cânticos de Natal ano após ano a falar do burro e da vaca e não da Popota e das covers de temas fáceis e de sucesso garantido.
 Tenho saudades dos tempos em que a noite de Natal era sinónimo de uma noite com a família em que tudo fechava e só abria 25 à tarde ou 26 de manhã...

 Tenho saudades de quando o Natal era um dia diferente, melhor ou pior que os outros não discuto, mas acima de tudo diferente e não mais um dia perdido no calendário em que se faz tudo o que se faz nos outros dias porque é um dia como os outros e não da forma superficial com que hoje se aborda, com o Natal a começar em Setembro nos shopping's...


  Penso que acima de tudo tenho saudades de quando dias como estes eram dias diferentes na rotina das pessoas e não este trágico "rolo compressor ideológico" que nos querem impor de que nada merece um beliscar na nossa rotina, do nosso mundinho, do nosso umbigo e todos os dias serão e devem ser iguais...

Chamem-me retrógrado, chamem-me antiquado, chamem-me ingénuo, não quero saber, é isto o que penso e nada  me faz pensar o contrário.


Comentários

  1. +1... O raio do pai natal e da árvore de natal já me começam a mexer com os nervos. Parece que a nossa cultura foi totalmente atropelada pela importação americana & do norte da europa. A nossa cultura é a celebração do nascimento do "menino jesus" e do presépio e da família. também eu anseio pela volta a esses valores na noite de natal.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A.Poelev - O homem do acordeão.

Muito bom, este homem parece que dá nova vida ao acordeão....