O que é que eu posso dizer da cidade??? Como posso descrever uma metrópole com 36 milhões de habitantes?
As expectativas eram altas e não foram defraldadas, se bem que morreram alguns mitos e nasceram outros.
Um dos mitos que foram desfeitos foi a presença esmagadora de tecnologia, que era escamoteada com telemóveis com quase tudo o que se consiga imaginar, a cultura teenager e invasão de merchandising, sendo muito dificil de dislumbrar artigos relativos a series de manga ou da Hello Kitty ou de clubes de futebol, a existência ostensiva de chá verde, impossível de encontrar nas lojas de conveniência e uma rede de Starbucks leonina, a bilingualidade nipónica, percebia-se que apenas alguns elementos estavam à vontade com o inglês, o gosto pelo desporto já a maioria dos clubes dos diferentes desportos eram desconhecidos para os cidadãos apenas existindo um forte apelo pelo baseball e pelo jogging.
Mitos houve que nasceram, como a da presença de restaurantes que serviam apenas carne, o caso de amor dos japoneses com os seus guarda-chuvas, a calma e o contacto com a natureza que mais parecia própria de uma aldeia do que de uma mega metrópole, a qualidade e organização do metro, a simpatia das pessoas para com o estrangeiro turista e a clara diferença de tratamento entre homens e mulheres e no final de tudo a homogeneidade na sua apresentação sendo quase impossível dislumbrar um elemento das tribos que existem na Europa/EUA (góticos, rappers, rastas,etc).
Mas o maior talvez tenha sido o preço dos bens que se adquiriam nas lojas, sendo tudo na base dos 100Yen o que equivale a 0.8€, desde a água de 30cl até à cerveja passando pelo leite pelo pão pelo iogurte, sumo, refrigerante, etc,etc.
Se me perguntarem se aconselho teria que dizer "nim", já que é impossível não gostar sem ter uma paixão pela cultura japonesa já que não é New York e os seus arranha-céus, não é Rio de Janeiro com as suas paisagens naturais, não é Londres ou Paris e os seus monumentos com 200 anos, como não é Veneza e o seu romantismo inerente, é antes um pouco disto tudo mas com a marca japonesa.
Aconselho para quem têm a paixão...
Aqui vão dois videos um que retrata bem a cidade em si( e serviu para a candidatura para Tokyo 2016 e o espirito que se vive nela .
- Apresentação de Tokyo:
-Madonna, "Jump":
As expectativas eram altas e não foram defraldadas, se bem que morreram alguns mitos e nasceram outros.
Um dos mitos que foram desfeitos foi a presença esmagadora de tecnologia, que era escamoteada com telemóveis com quase tudo o que se consiga imaginar, a cultura teenager e invasão de merchandising, sendo muito dificil de dislumbrar artigos relativos a series de manga ou da Hello Kitty ou de clubes de futebol, a existência ostensiva de chá verde, impossível de encontrar nas lojas de conveniência e uma rede de Starbucks leonina, a bilingualidade nipónica, percebia-se que apenas alguns elementos estavam à vontade com o inglês, o gosto pelo desporto já a maioria dos clubes dos diferentes desportos eram desconhecidos para os cidadãos apenas existindo um forte apelo pelo baseball e pelo jogging.
Mitos houve que nasceram, como a da presença de restaurantes que serviam apenas carne, o caso de amor dos japoneses com os seus guarda-chuvas, a calma e o contacto com a natureza que mais parecia própria de uma aldeia do que de uma mega metrópole, a qualidade e organização do metro, a simpatia das pessoas para com o estrangeiro turista e a clara diferença de tratamento entre homens e mulheres e no final de tudo a homogeneidade na sua apresentação sendo quase impossível dislumbrar um elemento das tribos que existem na Europa/EUA (góticos, rappers, rastas,etc).
Mas o maior talvez tenha sido o preço dos bens que se adquiriam nas lojas, sendo tudo na base dos 100Yen o que equivale a 0.8€, desde a água de 30cl até à cerveja passando pelo leite pelo pão pelo iogurte, sumo, refrigerante, etc,etc.
Se me perguntarem se aconselho teria que dizer "nim", já que é impossível não gostar sem ter uma paixão pela cultura japonesa já que não é New York e os seus arranha-céus, não é Rio de Janeiro com as suas paisagens naturais, não é Londres ou Paris e os seus monumentos com 200 anos, como não é Veneza e o seu romantismo inerente, é antes um pouco disto tudo mas com a marca japonesa.
Aconselho para quem têm a paixão...
Aqui vão dois videos um que retrata bem a cidade em si( e serviu para a candidatura para Tokyo 2016 e o espirito que se vive nela .
- Apresentação de Tokyo:
-Madonna, "Jump":
Comentários
Enviar um comentário