Avançar para o conteúdo principal

Radovan Karadzic...

Não poderia deixar em claro um acontecimento que diz directamente respeito ao conflito na Ex-Jugoslávia, que como os meus mais fieis leitores já se devem ter apercebido, me diz muito e me marcou pessoalmente.
Ok, dou de barato k Karadzic não era flor que se cheirasse e que muitas das suas acções foram brutais e sem sentido oprimindo os Bósnios Muçulmanos e os Bósnios- Croatas, mas, e existe sempre um "mas" nestas questões, terá sido ele o único???
O que os nossos jornalistas e restante imprensa esquece é de reportar é o resto...

1ª - Quer a facção croata e facção muçulmana presente na Bósnia constituiram o seu próprio exército para se defenderem dos Sérvios.

2ª - O exército da "República Sérvia da Bósnia" tinha um acordo com o exército da "República Croata da Bósnia" para exterminarem a facção Muçulmana.

3ª - O mini-exército de Karadzic recebia apoio logístico, quer da Grécia, quer da própria Jugoslávia, enquanto o Exército Bósnio Muçulmano recebia apoio da guarda revolucionária iraniana e de outros grupos extremistas àrabes.

4ª - Jusuf Prazina nunca recebeu nenhuma condenação, apesar de todos os crimes cometidos, , mas o facto de dar doces a crianças à frente das câmaras fez com que se tornasse um dos rostos preferidos pelos repórteres para mostrar que havia "esperança" durante o cerco a Sarajevo,mesmo quando de seguida fazia execuções sumàrias na via pública.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mais BPN?

Rui Machete foi presidente da SLN, dona do BPN, que tantas saudades nos dá... Depois de Franquelim Alves, parece que todos os ex-dirigentes do BPN estão a tentar ser lavados a lixívia.