Bom dia cara bancada. Hoje keria falar-vos de uma marca de automóveis k passa um pouco ao lado do grande público: a Lotus!!!!
Esta empresa fundada por Colin Chapman caracterizu-se por um tipo especial de carros: os coupés mas com uma pekena característica indelével, a sua leveza.
Desde 1952 k vemos Lotus extremamente leves, sendo possivelmente a marca que mais se apressou e k mais visionária se tornou, jà que introduziu diversos conceitos novos, e k na altura pareciam inconcebíveis como a aerodinâmia e a perda de potência devido a uma mà relação de massas. Assim , e contra todos os cânones da altura, Colin Chapman prosseguiu uma linhagem de carros onde se notavam a troca de soldadura em metal por resina epox (algo k era visto como um delírio de loucos), a utilização de ligas leves e msm de ligas plásticas endurecidas, como a fibra de carbono, algo k hoje paulatinamente vemos introduzido em produção de massa pelas grandes empresas. Mas o seu maior trunfo terá sido a utilização da aerodinâmica quer em competição, quer em carros de série. A mairo conquista neste campo foi a introdução do efeito de solo na F1, algo k hoje é uma "norma standard", como a necessidade de se efectuar um estudo a nível aerodinâmico dos veículos de competição. Mas msm nos carros de série temos esta presença, jà que foi a Lotus a primeira companhia a produzir automóveis com vidros fixos, ou seja, não abriam, sendo a ventilação efectuada por tomadas de ar externa, uma solução decalcada claramente da tecnologia de aviões de combate, e que prova ser de grande utilidade, jà que consegue o msm efeito e reduz largamente os consumos.
Claro k nem tudo são rosas e muitos pilotos da ekipa Lotus pagaram com a vida, tendo sido o caso mais conhecido de Jim Clark
, uma lenda entre os pilotos de F1, devido a um evidente exagero de poupança de material. Muitas vezes se via a cena peculiar de Jim Clark no final das suas voltas ao circuito peseguir Chapman para o agredir fisicamente devido à sua insistência em construir automóveis com o mínimo de material possível
Outra morte no currículo da Lotus foi Jochen Rindt
o único piloto coroado campeão da F1 a título póstumo.Também ele foi vítima da leveza dos lotus, jà que o seu Lotus partiu, mas em todo o sentido da palavra, a meio antes da curva da parabólica em Monza http://www.monzanet.it/eng/circuito_f1.aspx -para verem o mapa do circuito-
zona onde se atinge facilmente os 330km/h antes de uma travagem brusca, neste caso Rindt,e Chapman decidiram pura e simplesmente retirar os spoilers aerodinâmicos na traseira do carro para ganharem mais velocidade de ponta, como é óbvio, tal foi a solicitação que o resto do carro ficou sujeito k o material simplesmente rasgou a mais de 300 Km/h...
Esta empresa fundada por Colin Chapman caracterizu-se por um tipo especial de carros: os coupés mas com uma pekena característica indelével, a sua leveza.
Desde 1952 k vemos Lotus extremamente leves, sendo possivelmente a marca que mais se apressou e k mais visionária se tornou, jà que introduziu diversos conceitos novos, e k na altura pareciam inconcebíveis como a aerodinâmia e a perda de potência devido a uma mà relação de massas. Assim , e contra todos os cânones da altura, Colin Chapman prosseguiu uma linhagem de carros onde se notavam a troca de soldadura em metal por resina epox (algo k era visto como um delírio de loucos), a utilização de ligas leves e msm de ligas plásticas endurecidas, como a fibra de carbono, algo k hoje paulatinamente vemos introduzido em produção de massa pelas grandes empresas. Mas o seu maior trunfo terá sido a utilização da aerodinâmica quer em competição, quer em carros de série. A mairo conquista neste campo foi a introdução do efeito de solo na F1, algo k hoje é uma "norma standard", como a necessidade de se efectuar um estudo a nível aerodinâmico dos veículos de competição. Mas msm nos carros de série temos esta presença, jà que foi a Lotus a primeira companhia a produzir automóveis com vidros fixos, ou seja, não abriam, sendo a ventilação efectuada por tomadas de ar externa, uma solução decalcada claramente da tecnologia de aviões de combate, e que prova ser de grande utilidade, jà que consegue o msm efeito e reduz largamente os consumos.
Claro k nem tudo são rosas e muitos pilotos da ekipa Lotus pagaram com a vida, tendo sido o caso mais conhecido de Jim Clark
, uma lenda entre os pilotos de F1, devido a um evidente exagero de poupança de material. Muitas vezes se via a cena peculiar de Jim Clark no final das suas voltas ao circuito peseguir Chapman para o agredir fisicamente devido à sua insistência em construir automóveis com o mínimo de material possível
Outra morte no currículo da Lotus foi Jochen Rindt
o único piloto coroado campeão da F1 a título póstumo.Também ele foi vítima da leveza dos lotus, jà que o seu Lotus partiu, mas em todo o sentido da palavra, a meio antes da curva da parabólica em Monza http://www.monzanet.it/eng/circuito_f1.aspx -para verem o mapa do circuito-
zona onde se atinge facilmente os 330km/h antes de uma travagem brusca, neste caso Rindt,e Chapman decidiram pura e simplesmente retirar os spoilers aerodinâmicos na traseira do carro para ganharem mais velocidade de ponta, como é óbvio, tal foi a solicitação que o resto do carro ficou sujeito k o material simplesmente rasgou a mais de 300 Km/h...
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