Avançar para o conteúdo principal

Rachmaninoff

Kerida bancada, sei k o tema musical não é um tema muito "presente" nestas páginas, mas penso k chegou a hora de mudar essa situação.
Hoje keria compartilhar com vocês um pekeno prazer que eu tenho nestes dias de Inverno, onde a temperatura desce um pouco abaixo do k
é habitual, e todos nós gostamos de nos sentar à lareira,mas ,existe algo k me dá ainda mais prazer k é poder contemplar os "Etudes Tableux" e
as Sinfonias escritas por Rachmaninoff. Sei bem k este nome para muitos será algo desconhecido, mas relembro-vos o filme "Shine" e o
compositor que o pai do jovem pianista queria à força toda obrigá-lo a aprender por ser o mais difícil de todos.E como ele tinha razão!!!!!!
Rachmaninoff nasceu em 1873 na longínqua cidade de Novgorod tendo só após 12 anos as suas primeiras lições de piano jà em Moscovo.
Em 1891 Rachmmaninoff compõe o seu primeiro sucesso "Piano Concerto", só que em 1982 surge o maior sucesso de todos, o Prelude
em C agudo menor(Opus 3 Nº 2), peça que ainda se julga (segundo alguns historiadores de musica) ser a transcrição de uma carta de amor
que Rachamaninoff terá enviado a uma jovem donzela. Mas meus amigos, datas à parte só vos posso dizer, que não obstante o facto de este
ser um compositor fora do conhecimento do grande público mas respeitado pelo público conhecedor, é sem sombra de dúvidas que estamos perante
um génio. A sensação que eu tenho kando o ouço e kando ouço Mozart, Beethoven etc é a diferença entre o meninho betinho que lé os livros
k estão no top de vendas mensal e k tem a mania que tem uma pekena veia d artista e o "mauzão",o tipo duro, que não fala com ninguém e k
não quer que o chateiem. Kando eu o ouço, eu não ouço partituras equilibradas, com uma boa consonância, algo alegre e pomposo como muitos
dos compositores clássicos, ouço algo mais negro, algo mais profundo, ouço a melodia de alguém que gosta de ir ao fundo e k só expõe
o churilho de emoções mais puro, alguém k ama como se ama verdadeiramente com fúrias e calmas consecutivas, alguém declaradamente
desiquilibrado e com problemas e conflitos interiores declarados, alguém k não passa uma imagem de uma pessoa normal, mas sim
de uma espécie de furagido; porque geralmente ouve-se a frase "os artistas são um bocado loucos", pois bem amiguita, ou amiguito,ele não era
um "artista" mas sim um compositor. Kando o ouço eu não imagino verdes prados, e cenas pomposas(como nas sinfonias de Beethoven), imagino
antes as ondas a baterem no mar , imagino os grandiosos ( e de tamanho inimaginável para a maioria de nós) planaltos russos da região do Altai
ou o lago Baikal cobertos da neve calma e as pessoas nos seus cavalos atravessando os longos nevões... Enfim caroa amigos deixa-vos apenascom um sugestão que é a de tentarem ouvir alguns sonetos e Preludes!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Candinha" - David Zé

Semba, rico Semba!